Como ter o coração de Maria no mundo de Marta

09/11/2011 10:38

 

Atualmente estamos vivendo uma etapa de nossas vidas em que temos muitas atividades em nosso dia -a- dia, passa – se a semana, os meses e o ano e nem percebemos de tão atarefados que nos encontramos.

Queremos servir cada vez mais e melhor, então procuramos nos aperfeiçoar, vamos atrás de cursos e atividades seculares para obtermos bom desempenho em nossas atividades diárias, pois sempre queremos fazer o melhor.

Não estamos errados em buscar sempre a excelência em tudo, pois Deus quer o nosso melhor.

Mas, nesses dias Deus tem me incomodado muito com relação ao nosso coração de tal forma que me levou a meditar em uma história da bíblia muito interessante: A história de Marta e Maria:


 

E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só?

 Dize-lhe que me ajude.

E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

 

Lucas 10:38-42


 

Se observarmos à narrativa, Marta tinha boa intenção em seu coração, a de servir bem, pois não estava servindo qualquer pessoa, tudo o que fazia era para Jesus. Porém, o texto fala que ela estava inquieta andando de um lado para o outro, a ponto de pedir que Maria fosse ajudá-la. Hoje na igreja na maioria das vezes nos encontramos como Marta, procuramos tanto servir ao Senhor que esquecemos sentar-se aos seus pés e beber da sua fonte.
São tantos os afazeres... Estamos preocupados em levar o irmão na igreja, estamos preocupados em manter o irmão na igreja, estamos preocupados em trazer de volta o irmão que sai da igreja, estamos preocupados com repertório a ser seguido, altura do som, com a ventilação, com o multimídia, nos preocupamos até porque o irmão esta sentado. São tantas preocupações, que freqüentemente esquecemo-nos de ser Maria. Apenas sentar e ouvir. Deixar que o Espírito Santo fale aos nossos corações, sem correrias, sem querer entender ou até mesmo interpretar, quando Deus esta apenas nos  convidando para orar.

Ao contrário de Marta que estava tão preocupada em fazer as coisas ao Senhor, Maria escolheu estar com Senhor, eu acredito que quando Jesus chegou em sua casa ela já havia terminado suas atividades diárias para ter tempo com o Senhor, desfrutar de sua presença, sua vida foi edificada por suas escolhas.

Maria reconheceu que não era qualquer pessoa que se encontrava em sua casa, por isso foi ágil em seus afazeres, para passar tempo em sua companhia.

O que eu mais gosto neste versículo é a resposta de Jesus a Marta: “Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”.

Quantas vezes trocamos a presença do Senhor, a boa parte, pelos nossos compromissos e atividades diárias. Maria era uma mulher inconformada ela não queria Jesus apenas em sua casa, em seu lar, mas em seu coração.

Estou a me perguntar: O que tenho feito para o Senhor tem tomado lugar de estar com ele?  Estou tão fadigada a ponto de não conseguir ouvir a voz do Senhor? Quanto tempo tenho tirado para estar com o Senhor?

Em minha opinião, Marta não estava errada em buscar fazer o melhor para Jesus, porém ela errou quando priorizou a presença de Jesus em sua casa e não em seu coração.

Que nesses dias possamos estar atentos ao chamado do Senhor através de uma vida consagrada buscando o equilíbrio entre a devoção pessoal (tempo de comunhão com Deus) e a ação (serviço ao Senhor), para que desta forma nosso animo e conseqüentemente nossas forças possam ser restauradas.


 

"Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos" (Zc 4.6).

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.