Nas Maos do Oleiro

10/10/2011 16:05

Jeremias 18.1-7

A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

 


 

Os versículos acima estão em meu coração já faz um tempo, porém de ontem para hoje passou a queimar dentro de mim estas verdades. Esses versículos, contém verdades muito fortes e claras.

 

  1.   Somos obras das mãos do Oleiro Eterno (verso 3).
  2.   Por causa do pecado que entrou no mundo a partir de Adão, somos frágeis e podemos ser quebrados (verso 4a)
  3.   Nós podemos ser refeitos por Deus (verso 4b),

 

  •   UM DEUS QUE CRIA E SE INTERESSA POR NÓS

Somos filhos de Deus. Ele nos criou,nos escolheu e nos quer por inteiro.
Há muitas diferenças entre o Oleiro, que é Deus, e o barro, que somos nós.
A primeira é que Ele pode criar as coisas do nada, enquanto nós não podemos. Nossa criatividade é sempre dependente de uma obra anterior.
A segunda é que Ele tem um absoluto interesse nas coisas humanas, enquanto temos um relativo interessepelas coisas divinas.
Esta história mostra que Ele tem interesse até pelo processo de fabricação de vasos, e se utiliza disso para nos ensinar, Deus faz isso porque nos ama como somos.
 

  •   A VIDA PODE NOS QUEBRAR, ASSIM COMO SE QUEBRA UM VASO

Na vida passamos por muitos momentos de angústia, tribulações, situações difíceis em que nos sentimos quebrados, frangalhados, estraçalhados. As vezes não entendemos o que estamos vivendo e porque estamos vivendo.

Pode ser o desemprego, uma crise de relacionamento, uma necessidade pessoal, um mergulho no deserto emocional por razão conhecida ou desconhecida.
Quando isto acontece, nós nos sentimos como o próprio vaso quebrado nesta história. Então, tentamos consertar a nós mesmos, até descobrirmos que não podemos. Esta percepção é o começo da mudança, é o inicio do agir de Deus.

 

  •  UM DEUS QUE NOS REFAZ COM AMOR.

 

Sabe por que Deus nos refaz ?

 

 Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Jeremias 1:5
 

Você precisa saber que Deus é um oleiro paciente.

Quando nos colocamos na mão do Oleiro, Ele não nos joga fora, mas nos aperfeiçoa.
Deus tem um trabalho continuo a cumprir em nossas vidas, ele começou a trabalhar em nossas vidas quando criou Adão do pó, do barro, ali teve inicio o projeto de moldagem de Deus em nós, porém se for necessário ele quebra o vaso e faz de novo, de novo e de novo....
Ele nos dá novas chances, como deu a Pedro (Lucas 22.61-62; João 21.15-19). Pedro mudou porque se deixou tocar pelo grande Oleiro. Aquele jeito covarde foi transformado num jeito corajoso.
Deus quer fazer mudanças em nossas vidas. Deus é o escultor que nos molda com perfeição e quer pôr de novo sua assinatura no vaso que fez. (em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa -- Efésios 1.13 13).  
O barro nas mãos do Oleiro é algo insignificante que se tornará algo de grande valor  assim como nossas vidas nas mãos do Senhor.

 

Rubiana de Oliveira Severino

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.